quarta-feira, 20 de junho de 2012

Turma da Tarde


Depois  de muita divulgação começamos nosso processo...
Espaço Cultural da Acaleo!!!!!!!!


























Nossa casa que estamos arrumando, ainda em construção... Como nós que estamos sempre em constante reforma...


E como diz a música da cantora Leila Pinheiro... Viver é afinar o instrumento
De dentro prá fora, de fora pra dentro, a toda hora e todo momento...
Pois vamos começar levantado as paredes de nosso espaço e de nosso ser, afinar nossos instrumentos, corpos e mentes pra colocar nosso Bloco na rua!!! Nosso identidade vai ser nosso estandarte!!!!


PRIMEIRO SEMANA
Começamos com muitas perguntas: Quais materias que queremos usar pra construir nosso ser? Quais já temos? Quais temos vontade de usar?
Vamos misturar a massa. O que a gente coloca nela?
 A Carol diz: gosto de fotografia! já fiz um curso com o Maicolm lá no Keralux...
 Cauane diz gosto de teatro, de desafios, escrevo poesias...
 Carol diz que também escreve...
Mailcon lembra do tempo em que fazia teatro na escola, sempre quis voltar, ele diz podemos fazer um grupo!
Eu escuto tudo com muitas idéias na cabeça...
Muita coisa nessa massa só pra 4 pessoas, mas aí penso cada um pessoa é um universoe o que importa é a qualidade não a quantidade...
Começamos nossa casa escrevendo nossa placa de boas vindas!
Eai meu povo! Qual história do seu nome??????

















Desde cantores famosos, músicas, por declaração de amor, tafareis e etc´s, muito papo! sobre o que nos forma?  Mídia, nossos antepassados, promessas, religião.

Mas chega de falatório minha gente, vamos sair da planta desta casa, pra morar dentro dela... BORA MEXER O CORPO!!!!!!
Nosso casa tem 4 cantos, cada canto uma flor, dentro dela não entra maldade, dentro dela só entra amor... (eita coisa piegas? mas isso é um canto da nossa cultura popular, sabedoria que não ta na academia...
Jogo dos 4 cantos, corre pra não ficar sem lugar, quem fica no meio tem que contar sua história, falar sem parar, até conseguir um lugar!
Mais história: Eu gosto de rock, sou da assembléia de deus, quero ser biológo, não gosto de futebol, eu também não...
Comentários: Carol: Nossa a gente além da cabeça tem que usar o corpo, correr, estar ligado....
Digo: Olha será que a gente conta história só com a palavra? O corpo carrega muita história. È nossa casa, nosso templo,onde elas são e morarm...
Senta pra contar história de novo: Eu vim de lá pequenininho, alguém me avisou apisar nesse chão devagarinho...cantamos Dona Ivone Lara e Ouvimos a música de Arnaldo Antunes Saiba:




E agora vamos contar uma história de nossa Infância... Todos contaram movidos uns pelos outros sobre brincadeiras infantis, eu brincava de bexiga da água, eu de guerra de lama, eu adorava tomar chuva. Bora fazer uma improvisação sobre isso!

Conversamos sobre:
Cauane diz: Parece que a gente era mais livre, hoje a gente não pode mais fazer isso, agora existem regras...
Pois é felicidade sempre tem um que de subversivo...
Este foi o último bloco de nossa parede, vamos descansar, pra amanhar por a mãe na massa outra vez.
Obs.
Apresentamos depois esta cena para a aluna da Turma da Manhã Marcela que veio conhecer o pessoal da tarde, nos deu suas impressões muito inteligentes e motivadoras em troca também ganhamos uma apresentação de uma linda dança que foi criada á partir de um exercicío e estimulo do Educador Daniel com a Música ´´Tava durumindo, Angoma me chamou´´ do Mawaca. Apreciamos e discutimos sobre. Está foi nossa primeira troca de processo.
Rafael Araújo - Educador Tarde
Segundo dia...
Ainda na Jornada ´´Histórico de vida´´ dessa vez, pensamos no nosso solo, no terreno em que levantamos nossa casa, nossa História: Os Ancestrais.
Dançamos ritmos populares brasileiros pra aquecer, Cácuriá e Samba de Côco, falamos de suas origens e como o movimento conta histórias.
Contei o Mito do Berimbau, cantamos o jongo.
Eai Galera quais são as impressões: É critica essa história, importante, fala dos nosso povo.
E o que tem haver com a gente Hoje?
Vamos contar a história da nossa fámilia, muitos causos de avó, tio, pai, irmão.

Desde Lobisomens, cobras, brincadeiras, vida na roça, dificuldades e vitórias.


Registro da atividades





Já temos uma idéia de exploração visitar a chacára de Dona Aidil Avó dele para contar histórias pra nós de Pedro Malasartes  á histórias de retirante e luta por moradia.
Maicolm já tem um projeto na cabeça de fazer um blog com as histórias de sua avó...
Muito fértil esse terreno de cada um... Ayê - Essa palavra em Yoruba significa ao mesmo tempo - Casa, terra, vida.

Rafael Araújo - Educador Tarde


Terceiro dia:
Terreno escolhido, materiais escolhidos, agora é hora de contruir nossa casa e já começar a ocuparmos nosso ser... Trabalhamos com a pergunta Norteadoa: Pra onde vou?
Começamos conversando e Cartografando nossas vontades...

Esse dia ficamos com só dois alunos Carol e  Maicolm começamos fazendo um alongamento, pois todos mostrarm um grande interesse na área teatral.
Fizemos vários jogos teatrais, improvisações com o mote da narrativa, que histórias quero contar? E como as conto por meio da cena?

Histórias criadas na hora, foram feitas, depois improvisadas, desde homens do saco, bombeiros, pais autoritários, paixão adolescente, nerd´s, patricinhas e etc, passaram e moraram em nossa casa e em nossos seres pra ajudar a contar esse história que somos e estamos sendo.

Rafael Araújo - Educador Tarde

Segunda Semana...


Casa pré fabricada, vamos ocupando...
 Mas alguns tiveram que abandonar o barco, problemas como: ´´tenho que arrumar a casa e o curso tem muito tempo´´ e outras coisas desse período adesão e rotatividade... rsrsrs
Só ficamos com o Maicolm, que já foi meu aluno, quando tinha 11 anos de idade na turma  de teatro, na escola Flávio Augusto Rosa aqui da Vila Itaim, fizemos um pequeno espetáculo de teatro sobre Pedro Malasartes e apresentamos debaixo do Viaduto da China, onde ocupavanos com Oficina de Circo, Teatro e Contação de História. Digo pra ele que essa foi a primeira exploração do programa sem agente saber. rsrsrsrsrs
Mailcom me pergunta: É possivel fazer alguma coisa com um aluno só?
Digo que sim, temos poucas pessoas mas muitas vontades. rsrsrs
Mailcom: Pois vamos fazer o tetro de um home só.
Então vamos caminhando nessa tropa de um homem só.rsrsrsr
Ainda com a pergunta Norteadora ´´Pra onde Vou?´´
Trouxe uma história pensando no Mote dos Desejos e vonatdes chamada a Mulher do Pescador do Livro ´´ A volta ao mundo em 52 histórias´´ e na vontade dos alunos de montar um grupo teatral.
Tinha pensado em criar uma cena com o Mailcom e carol para apresentarmos em escolas e também divulgarmos o projeto, mas o que faremos sem a carol.
Mailcom então diz que assume todos os Papéis de Mulher e Pescador, eu assumo a soorização e percussão e a Voz do peixe Mistérioso do Conto. E da mulher, ele vira, rei, imperador, papa, Deus... até voltar a ser pescador e Mailcom de novo. rsrsrsrsrs
Dia de Casa Cheia, nas nossas mentes.
























Pra onde vamos????


Rafael Araújo - Educador Tarde

Bom contamos com a chegada de mais um Jovem Urbano Jeferson, eu e Maicoln mostramos o painel dos trabalhos que fizemos sobre histórico de vida, perceberam que tem muita coisa em comum entre os dois, dentre elas, a vontade de conhecer o universo da biologia. Por isso decidimos fazer nossa primeira exploração na Chácara de Seu Agripino, conhecer a Biodiversidade e Histórico do lugar. Pensamos em outros lugares como zoológico, instituto Butantã, estação ciência, catavento cultural e alguns parques da cidade.
Fizemos um roteiro sobre os lugares que queremos visitar no bairro e na cidade.



Nossa Primeira exploração!!!!

No dia marcado Seu Agripino teve que ir ao médico e não pode nos acompanhar na exploração, mas seu filho Getúlio nos contou sobre a história do lugar, falou sobre o antigo porto de areia. Começamos a exploração dentro da Floricultura da Creuza filha de seu Agripino nos falou que cada folha tem uma fé e uma ciência e que tudo que ela sabia não conhecia de livros.
Colhemos café, vimos o feijão no fogão de lenha de Dona Aidil, colhemos e nos pintamos com Urucum, fruto que os índios se pintavam pra fazer festa e guerra.
Discutimos sobre a importância daquele lugar pra comunidade, sobre o projeto de desapropriação daquele espaço pela construção do Parque Linear Várzea do Tiete e do preconceito da população com esse espaço e a rua Gruta das Princesas, ser próxima ao Rio Tietê.
Nosso quilombo na cidade!


__________________________________________________________________
Na outra Semana Jeferson teve alguns problemas e não pode vir ao curso pensamos em estratégias para adesão dos jovens que fossem de encontro com o processo que ja estava em andamento.
- dia em que fizemos todos os projetos e colocamos no cartaz
Ações ACALEO para maior adesão dos Jovens

AÇÃO – FINAL DE MAIO/ COMEÇO DE JUNHO
Cinema de Rua
Cinema: Utilizar muro da ACAELO ou da Escola Flávio Augusto Rosa para a Exibição.
EMEF. Flávio Augusto Rosa: Se a exibição for feita no muro da escola, entrar em contato com a diretora para que ceda as cadeiras para as pessoas assistirem.
Material: Temos uma malha para que o filme seja exibido. Falta: Projetor, DVD, “Caixa de Som”.
Mira Peripheria: Entrar em contato com o Mira Peripheria- Alex e Vagner- para que entrem em parceria nos cedendo os aparelhos áudio-visuais que eles dispõem e nos ajude com a exibição.
Filme: Que tipo de filme/Curtas/ Documentários, seria importante passar?
Receber sugestões dos jovens da comunidade. Convidar outros “Jovens Urbanos”.
Pipoca: Procurar parceiros ou ver alguma verba para que haja pipoca no dia.
Roda de Conversa: No final fazer uma conversa com a comunidade sobre o filme que foi exibido. Depois exibir vídeo curto sobre “ O que é o Programa Jovens Urbanos” depois abrir para perguntas e fazer inscrições dos jovens presentes.
Proposta de dia: 27 de Maio – um Domingo- Horário: 19hs-Depois do Jogo de Futebol
Ou 2 de Junho- um Sábado Horário: 19hs








Festa Junina e Julina
Local: Chácara do Seu Agripino e ACALEO
Convidar Grupos: Yabás, Babalotim, Olho Vivo, Capoeira Ginga e Raça, Índio Joel- Tribo Guarani, Índia Avani Funi-o, Grafiteiros: Coletivo de Grafite “Muros que Gritam” com Vander Che e Todyone, grafiteiro Ignoto. Grupo de Forró Pé de Serra de Senhores da Casa de Cultura do Itaim Paulista. Grupo de Maracatu Malungos Urbanos, Rede Livre Leste, Artesanatos Dona Aidil,Amzol entre outros.

Barracas: Barracas com comidas, brincadeiras, artesanato
Convidar moradores do entorno da ACALEO para montarem suas barracas e também os “Jovens Urbanos” das outras instituições para montarem suas barracas também e para fazerem um intercâmbio.
Quadrilha Encenada: retomar as tradições através do clássico Casamento Caipira
Boi Bumbá: Encenação do Boi Bumbá, danças e personagens
Som: Planejar
Decoração: Enfeitar e Organizar espaço.
Roda de Histórias: Criar um espaço de convivência onde os moradores possam compartilhar uns com os outros suas histórias.
Homenagens: Homenagear o centenário de Luiz Gonzaga se ele estivesse vivo, em 13 de Dezembro de 2012 completaria 100 anos de vida.
Valorização do Baião e do Forró Raiz- Sanfona, Zabumba, Triângulo, Pandeiro.
Fazer um Baile de Forró com a população Jovem e mais Idosa- Chamar o Sanfoneiro “Seu Vital”, e o Grupo de Forró Pé de Serra de Senhores da Casa de Cultura do Itaim Paulista.
Homenagear o poeta cearense Patativa do Assaré: Fazer varal com as poesias do Patativa e expor vida e obra.
Sarau: Sarau com poesias de Patativa e com poesias de moradores e jovens da região.
Data Festa Junina: dia 23 ou 24 de Junho- dia a ser definido a partir dás 17hs
Data Festa Julina: 14 de Julho- um sábado- a partir dás 17hs.
Dia 19 de Maio- Sábado agora- dás 9hs às 12hs faremos uma reunião com coletivos parceiros para viabilizarmos tanto o Cinema de Rua, quanto as Festas Junina e Julina

Propostas de Programação Cultural – Mês de Agosto
*Chamar Grupos Fomentados ou que tenham ganhado projetos de circulação como o PROAC.
De preferência grupos de teatro de rua ou que se apresentem em espaços mais alternativos.
As apresentações seriam feitas na Chácara do “ Seu Agripino” ou na EMEF. Flávio Augusto Rosa.
*Essas apresentações seriam feitas em Agosto, pois as festas Juninas e Julinas já passaram, mantendo assim uma continuidade de ações.
*Esses grupos contemplados por editais tem como contrapartida, apresentações gratuitas à população, por isso de chamá-los para fortalecer uma programação.
*Mapear quais grupos parceiros ganharam esses editais e quais deles poderiam vir.
Horário: Sábado às 16hs
Domingo às 15hs- mais cedo do que o Jogo de Futebol.














Projetos e Ações
Literatura na ZL- Teatro em ação
Proposta: Dialogar com o cursinho MULP, pré-vestibular do Jd. Pantanal/ Alana
Encenar a literatura pedida na FUVEST
Livros: *Viagem na Minha Terra, de Almeida Garret.
*Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
*Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade.
*Memória de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio Almeida.
*O Cortiço, de Aluízio de Azevedo
* Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz
*Vidas Secas, de Graciliano Ramos
*Capitães de Areia, de Jorge Amado
Cinema de Rua: Dialogar as linguagens do cinema e da literatura, exibindo Filmes sobre os livros que estão na lista da FUVEST.












Projeto Biólogos Mirins em Ação
*Valorização do Local /Pq. Linear

*Mapeamento do quintal da Dona Aidil

*Histórias das Plantas e Lendas

*Criar Placas identificatórias para as plantas com sua história

*Fazer guiamento pelo quintal da Chácara do “Seu Agripino” com crianças das escolas do entorno.

*Fazer seminário nas escolas.

*Fazer entrevista com a Creuza Floriculturista.

*História do Porto de Areia.
*Criação de um Blog.
*Catalogar animais do Quintal.
*História do Rio











São Paulo, 15 de Maio de 2012
Programa Jovens Urbanos ação na Paróquia São José Operário

Estrátégia: Parceria com o CCA que fica dentro da Igreja
*Apresentação do Programa Jovens Urbanos
*Ministrar Oficinas curtas com foco na divulgação.
Horários disponíveis para esta ação:
*Dás 10 às 11hs e
* Dás 15 às 16hs
*Dia: ir dia 17/05- quinta feira agora.
Provavelmente: haverá a possibilidade dos horários – 9hs às 10hs /13hs às 14hs, também
Quantidade de Jovens: 6 Jovens de manhã e
13 Jovens à tarde
Oficinas de 1 hora
Jovens/Faixa Etária do CCA- 14 p/ 15anos
Local: Paróquia São José Operário- Vila Itaim
*Conseguir listas de alunos que saíram no ano passado ou retrasado, pois a grande demanda de Jovens é de 15 à 20 anos.
Contato: Jaqueline coordenadora pedagógica do CCA. Email: jaqueline@sepas.org.br
http: //cca-vilaitaimsepas.blogspot.com
Fone: 2583-4781
Estratégia 2: Falar com Padre Luciano ou Eliane -secretária dele- e pedir autorização para divulgar o “ Jovens Urbanos” na Missa de Domingo dia 20 de Maio dás 19hs às 21hs.
*Pedir a parceria do Padre/ Igreja, para a Festa Junina e Julina na ACALEO.
*Fazer Exploração na Igreja São José Operário e entrevistar o Padre Luciano para saber: Porque houve de uns tempos pra cá a diminuição das Festas Juninas e Julinas na Região?
*Qual a relação da Igreja e da Quemerse, Festa Popular?
*Histórias dos Santos dessas Festas: São João, Santo Antônio e São Pedro


- escrever os projetos e colocar o cartaz dos projetos
_________________________________________________________________________
-  ACALEO E AMZOL juntas! Recebemos a oficina do rio mais 20 (explicar o que é rio mais 20), teremos uma oficina de fotografia e oralidade discutindo problemas e iniciativas sobre o meio ambiente em nosso bairro. Antes fizemos um encontro para nos conhecermos  jogos de apresentação: foco, shiva, zap, zum!  Jogo teatral de como é ser Jovem hoje? E um rap em percussão corporal para encerrar.
 Maicolm, eu e Daniel fizemos uma monitoria com os jovens da Amzol pela Chacára do Seu Agripino falando sobre a importância histórica e ambiental do lugar.
______________________________________________________________________
-  Como Plano de Divulgação conhece-mos o equipamento do CCA – Centro para criança e adolescente – SEPAS que fica dentro da Paróquia São José Operário. (PEGAR FOTOS COM JANAINA).
Apresentamos o projeto, fizemos jogos teatrais com a pergunta norteadora de ´´Como é ser jovem hoje?´´(explicar o jogo), jogos de foco, muito interesse dos jovens mas a idade da maioria não correspondia as necessidades do projeto. Criamos uma ótima parceria, pois a idade limite do CCA é 15 anos, idade proposta pra nosso projeto. Parceria importante para o bairro porque trabalho conceitos de valorização do local, raízes, ancestralidades, histórico de vida e outras propostas que serão continuadas pelo Programa Jovens Urbanos.
__________________________________________________________________________
- Exploração na Igreja São José Operário, Conversa com padre. (DANIEL VAI ESCREVER)
__________________________________________________________________________
- Exploração em São Miguel greve. (histórico e fotos)
-Plano Participativo – História dos moradores. (colocar vídeos moradores)
- oficinas rio mais 20 história oral moradores. (entrevistas) explicação do rio mais vinte para alunos.
- oficina fotografia- pontos positivos e negativos ambientais do bairro. Chacara e casas destruídas.
- exploração céu e casa do norte.
-  exploração biacica
- Dia da exposição rio mais 20 fotografia e vídeos, casa das caldeiras.
- dia da reunião rio mais 20. Exploração galeria do rock
Rio de jan iero.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário